Novo Curso – Pistas para P & D, inovação, produtos de alimentos e serviços

Pistas para P & D, inovação, produtos de alimentos e serviços - História, sociologia e antropologia da alimentação.

A história da humanidade tem sido uma busca incessante por comida. A abundância de alimentos à disposição de quem pode comprá‐los faz com que essa saga, que forjou o ser humano, fique esquecida hoje. E esquecer de onde viemos é também perder o rumo de para onde vamos. Conhecer o passado é ser capaz de entender o presente e, com boas ferramentas, prever o futuro.

Nesse curso contamos a história da humanidade através da comida e da mesa. Vamos entender como a comida está relacionada com a geografia, história, sociologia e antropologia, como cada nova descoberta influencia o que colocamos em nossas mesas.
Diga‐me o que tu comes e eu te direi quem tu és, disse o filósofo. Mostre‐me a tua geladeira e eu te direi a qual classe social você pertence, diria o economista ou o homem de marketing. Diga‐me o que tu comes e eu te direi à qual religião você pertence, diria o teólogo. Diga‐me o que tu comes, e eu te direi qual a tua tribo, diria o antropólogo. Mostre‐me os teus dentes e eu te direi o que tu comes, diria o dentista!
OBJETIVO
O objetivo é aprofundar a visão da história da alimentação no mundo e no Brasil, entender como fatores sociais e históricos afetam os hábitos alimentares, como os alimentos “viajam”, como se fazem as escolhas alimentares e de onde vêm as tendências globais.
DIFERENCIAIS
O curso vai permitir aos participantes um questionamento de como poderão utilizar as informações apresentadas nas suas respectivas áreas de trabalho e de como elas serão impactadas pelas tendências futuras. Informações obtidas através das fontes primárias podem ser valiosas no desenvolvimento de novos produtos de alimentos tanto na indústria de transformação quanto na de serviços (restauração, hotelaria), sobretudo no desenvolvimento de produtos e serviços para nichos de mercado.
A visão global da história da alimentação no mundo e no Brasil e da relação do ser humano, como indivíduo e como grupo, com a comida, associadas às tendências globais e locais (comportamentais e de consumo alimentar) permitem pensar estratégias, planos de desenvolvimento, visão de futuro, normas e políticas para os mais diversos setores.
Entender como as tendências chegam até nós, como elas se instalam, por quais vias entram, é uma maneira eficaz de estar um passo à frente da concorrência e dos eventos.
A QUEM SE DESTINA

Todos os que trabalham ou têm interesse na comida, nos alimentos e nas artes da mesa, ou seja, profissionais das áreas de: engenharia de alimentos, ingredientes; P & D; marketing; design; restauração e hotelaria; comércio de alimentos; professores; legisladores e responsáveis por políticas públicas ligadas à alimentação e à segurança alimentar; saúde (nutricionistas, médicos, enfermeiros,); crítica gastronômica, jornalismo e publicidade.
PROGRAMA
Carga horária: 8 horas
I) HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO: uma breve história da conservação de alimentos; conteúdos históricos e fontes primárias; a evolução humana ligada à comida e civilizações; como os alimentos e as tendências viajam e criam raízes; a comida e o ato de comer, do Paleolítico até os tempos atuais, passando pela Antiguidade e Idade Média; a Era Moderna e a industrialização da comida; o século XXI e a revalorização da cozinha.
II) A COMIDA E O ATO DE COMER NO BRASIL: forças formadoras e as culinárias regionais; cozinha de Portugal e cozinha de Pindorama; através da história do Brasil atual: de onde vieram e como vieram as tendências que influenciaram a cozinha brasileira; redescobrindo os sabores da Terra Brasilis.
III) SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO:
a) Alimento e comida; o dilema do onívoro;
b) Como o fogo nos humanizou;
c) Necessidades nutricionais / psicossociais dos humanos;
d) Formação dos hábitos alimentares: meio ambiente e economia;
e) Comida: prazer, comunicação, identidade, saúde, religião, cultura, etnicidade, memória, prazer;
f) Escolhas alimentares: fatores de influência;
IV) TENDÊNCIAS: fonte de idéias para desenvolvimento de produtos na indústria e na gastronomia; o que é modismo e o que é tendência.
a) Tendências no Brasil: de onde vêm, quais caminhos seguem.
b) O paradoxo da alimentação nos tempos pós-modernos: fome x obesidade; falta de comida x desperdício. Pistas de solução.
c) Paradigmas ou megatendências: mudanças demográficas; novos equilíbrios geopolíticos; conectividade total; aspectos ambientais; tecnologias GRIN.
d) Fatores de mudanças: globalização da economia; polarização, tribalismo; felicidade sustentável; falta de confiança; convergência ao redor da mídia; personalização do consumo; estilos de vida dos celibatários; humanismo.
e) Tendências diretamente ligadas ao consumo alimentar: sabor; saudabilidade; orientação voltada ao passado; orientação voltada ao futuro; tecnologia; natural/simplicidade; globalização dos sabores; alimentos de origem local e regional; produtos de luxo; produtos de baixo custo; rapidez; individualização; sustentabilidade.
f) Como identificar tendências nascentes, o que é modismo, o que é realmente tendência. Os formadores de opinião.

INSCRIÇÕES, INVESTIMENTO E FORMA DE PAGAMENTO:
INSCRIÇÕES:
As incrições deverão ser feitas através da página da FAT (Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia "André Tosello") no link a seguir: fat.org.br/cursos/inovacao_produtos_alimentos_servicos/
INVESTIMENTO:
Até 24/01 ========== R$ 750,00
De 25/01 a 03/01 ==== R$ 850,00
Descontos para grupos: 03 inscrições, 10% ; 04 inscrições, 15%; 05 ou mais inscrições, 20%
Desconto de 50% para estudantes, com vagas limitadas em função das inscrições (máximo de 3 estudantes).
Os descontos não são cumulativos.
FORMA DE PAGAMENTO:
Depósito bancário em nome da Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia “André Tosello”
CNPJ: 46.126.322/0001-82
Banco do Brasil – AG: 2913-0 C/C: 309294-1.
Favor encaminhar comprovante de depósito via fax 019-32427827 ou via e-mail: marciar@fat.org.br

 

DATA: 06 de Fevereiro de 2014
COORDENAÇÃO: Maria Regina Damin e Sandra Mian
CARGA HORÁRIA: 8 horas (das 8h00 às 18h00)
LOCAL: FUNDAÇÃO ANDRÉ TOSELO DE PESQUISA E TECNOLOGIA
ENDEREÇO: Rua Latino Coelho, 1301 - Parque Taquaral - CEP 13087-010 - Campinas - SP - Brasil
Fone: (19) 3242-7022 | FAX: (19) 3242-7827
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